Asfalto domina a pauta da 14ª edição do Câmara Itinerante

08/04/2008 00:00 509
A pavimentação asfáltica foi a mais solicitada
Em mais uma edição do Programa Câmara Itinerante, a reivindicação de pavimentação asfáltica dominou o debate. A 14ª realização do projeto contemplou no sábado, 5, o Setor Tocantins e a atraiu moradores de bairros adjacentes como Santa Luzia, Jardim Olímpico I e II, Parque São Jorge, Jardim Bela Vista, Parque Trindade e Flamboyant. O gráfico, Diogo Ferreira de Jesus descreve bem o seu drama por morar numa rua sem asfalto. Já tive sérios prejuízos com a compra de peças como amortecedores para meu carro porque vivo praticamente num enorme buraco, indigna-se. Diogo lembra ainda que o sofrimento aumenta ainda mais quando chove. A enxurrada transforma a rua onde ele mora num rio de águas sujas e descontroladas. A falta de asfalto na rua do pedreiro José Divino Sousa,53, morador do Setor dos Estados desde 1971 acabou lhe rendendo um apelido indesejável. Somos chamados de pé de tody (achocolatado de cor amarronzada), por morarmos onde não tem asfalto por isso queremos o benefício, reivindicou. Além da pavimentação os moradores aproveitaram para reclamar da falta de segurança na região, da falta de Cais, creches, entre outros. A digitadora, Márcia de Fátima, 30, reclamou da falta de segurança. Vivemos com medo de sair de casa à noite com as notícias de violência que chegam até nós. É assustador por isso precisamos de um reforço em nossa segurança, solicitou. Ainda na pauta de asfalto, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Bela Vista, Paulo Roberto Ribeiro Guimarães (O Paulo do Rock) aproveitou para entregar um abaixo assinado ao presidente da Câmara, João Antônio Borges (PSB). O documento foi elaborado com assinatura dos moradores do bairro que querem o asfalto. Houve momento de surpresa por parte dos vereadores quando souberam da ação truculenta de funcionários da Prefeitura ao retirarem moradores de uma área de preservação ambiental. A denuncia foi feita por membros da Associação da Liga dos Amigos do Setor dos Estados. Todas as reivindicações foram anotadas cuidadosamente por meio de uma ação coletiva dos vereadores e serão encaminhadas ao Poder Executivo. Não fazemos obras, nossa função é fiscalizar e vocês podem ter certeza que vamos levar ao conhecimento do prefeito Jose Macedo tudo que foi reportado aqui, garantiu João Antônio aos moradores. William Ludovico (PMDB) aconselhou a população que sempre busque os Poderes Legislativo e Executivo para atender as demandas sociais. É preciso acreditar nestes dois poderes que teem a procuração para representá-los, enfatizou. Helvecino Moura (PT) destacou que na busca por soluções é possível envolver todas as formas de governo. Não é só a Prefeitura que tem responsabilidade, a comunidade deve buscar as soluções em todas as esferas, seja ela estadual ou federal, ressaltou. O vereador Júnior Venâncio (PT), morador da região se colocou a disposição dos moradores na resolução das demandas. Como todos os demais colegas parlamentares, estou na Câmara pronto para atendê-los, garantiu. No discurso final Manoel Nascimento (PSDB) destacou que a união entre Legislativo e Comunidade pode render bons frutos no enfrentamos dos problemas. Sozinhos podemos ser forte, mas juntos somos invencíveis, encorajou. A Câmara ainda não divulgou o cronograma das próximas sessões itinerantes.