Câmara discute indústria da multa em Aparecida

12/08/2009 00:00 399
Na sessão da manhã desta terça-feira,11, a Câmara Municipal recebeu a visita do titular da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), Valdemir Souto. Na pauta, a maioria dos vereadores fizeram duras críticas a atuação dos agentes do órgão quanto a aplicação de multas no município. Compareceu a Casa também, Walbênio Oliveira que comanda a Secretaria de Desenvolvimento e também ouviu questionamentos sobre as ações na pasta dele. Para o vereador Vilmar Mariano (PSB), muitos agentes agem de forma incorreta na hora de multar. Eles ficam escondido esperando acontecer a infração, por tanto acredito que isso não é educar e o que precisamos nesta Cidade é de políticas de educação para o trânsito e não o aumento na arrecadação do Tesouro do município por meio de multas, desabafou. Edílson Ferreira (PR) lembrou de um adesivo num veículo de outra Cidade que retrata muito bem a indignação dos vereadores. Estava escrito, visite Aparecida rápido antes de ganhar uma multa. Me senti envergonhado e esta prática tem de acabar em nosso município, defendeu. Max Menezes (PR) acredita que falta mais tolerância por parte dos agentes de trânsito. Acho que depois da educação agente espera que os agentes sejam mais flexíveis antes de sair multando por aí, reforçou. O vereador José Ribamar (PRP) aproveitou para questionar se os agentes recebiam comissão em cada multa aplicada. Helvecino Moura (PT) lembrou que em Goiânia a administração do então prefeito Pedro Wilson (PT) ficou marcada pelas ações de um número expressivo de multas de trânsito na Capital. Não queremos que em Aparecida este erro seja repetido, arrematou. O titular da SMTA, Valdemir Souto respondeu a maioria dos questionamentos e negou que Aparecida tenha se transformado numa Cidade da ‘indústria da multa’. Ele preferiu ainda responder alguns parlamentares via oficio que serão remetidos posteriormente. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Walbênio de Oliveira respondeu questionamentos levantados pelos vereadores como a falha na coleta de lixo,falta de roçagem a inexistência de praça no Santa Luzia,destacada pelo vereador Assis Brasil (PP) e falta de investimento da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (COSIP) interpelada por Manoel Nascimento (PSDB). Pegamos a Cidade com muito lixo deixado ainda antes de nossa administração, mas aos poucos estamos regularizando toda a coleta e a roçagem, ressaltou. Sobre a construção das praças, Walbênio garantiu que há um cronograma de obras neste sentido que será cumprindo ainda este ano em todo município e a iluminação ele garantiu que onde estiver havendo falhas elas serão corrigidas. Ao final da sessão o presidente, João Antônio Borges (PSB) destacou a importância de ocasiões como estas que colocam o vereador frente a frente com os secretários. Somos fiscais do povo e queremos apenas cobrar aquilo que é direito do cidadão. Walbênio e Valdemir mostraram desprendimento ao vir a esta Casa e aceitar o desafio de discutir os problemas de nossa Cidade, ponderou. A Câmara deve continuar convidando outros titulares de pastas públicas do município para discutir novos assuntos.