Josiel quer bancos abrindo mais cedo

16/04/2008 00:00 793
As agências bancárias em Aparecida de Goiânia poderão ter seus horários de funcionamento equiparados aos bancos da Capital. A reivindicação foi feita pelo vereador Josiel Meneses (PTB) por meio de um requerimento aprovado por unanimidade e com apoio total da Câmara Municipal. O documento foi encaminhado ao Banco Central (BC) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na semana passar uma comissão de vereadores foi a Brasília reforçar o pedido, (confira foto) que teve adesão dos deputados federais Chico Abreu, Sandro Mabel (ambos do PR), do senador Marconi Perillo (PSDB). Os parlamentares voltaram satisfeitos já que o presidente do BC, Henrique Meirelles mostrou disposto a estudar a viabilidade da solicitação. Além de Josiel na comitiva estavam os vereadores, Tatá Teixeira, Manoel Nascimento, (ambos dos PSDB), Vagner Ferreira (PSDC), e José Anhienta. Após ter sido e lido e apreciado pelos parlamentares, o requerimento recebeu adesão por meio de assinatura de todos os vereadores que reforçaram a solicitação. Para a elaboração do documento, Josiel conversou com gerentes de bancos como Bradesco, Itaú, Caixa Economia e Banco do Brasil, onde o parlamentar também recebeu manifestações de apoio. A força econômica e o alto índice população deram fôlego às justificativas do vereador. Somos uma cidade com quase meio milhão de habitantes por tanto não podemos ser considerados como cidade pequena, precisamos de mais tempo para resolvermos pendências bancárias. O comércio por exemplo fica prejudicado com as agências funcionando apenas cinco horas por dia, alega. Em Aparecida os bancos abrem as portas para atendimento ao público às 11 da manhã e fecham às 16 da tarde. O resultado são longas filas com gente armada de muita paciência para aguardar o atendimento. Observa-se o descontentamento por parte de clientes que precisam utilizar o banco antes de abrir as portas e já enfrentam filas do lado de fora. Devido a isso, se dirigem às agências de Goiânia, pois o horário de funcionamento em Aparecida interfere negativamente na vida dos mais compromissados. Para o mestre de obras, Joilson Cardoso dos Santos, 27, morador do Parque Real a proposta do vereador Josiel é interessante e deve se aprovada. Eu perco a manhã inteira resolvendo problemas e isso me atrapalha, explica. A situação acaba gerando outro problema grave. Aparecida acaba perdendo correntistas para Goiânia como Maria do Carmo de Sousa,30, moradora da Vila Brasília. Uma hora a mais representa muito na minha vida portanto achei melhor abrir uma conta numa agencia no Pedro Ludovico que é pertinho da minha Casa e está em território goianienseargumentou. Nos próximos dias a solicitação do vereador já terá uma resposta e Aparecida poderá contar com o funcionamento dos bancos mais cedo.