Presidente faz um balanço positivo do primeiro semestre deste ano

25/08/2009 00:00 381
Para o presidente da Câmara Municipal, João Antônio Borges (PSB) o primeiro semestre deste ano foi altamente positivo para Casa. Ele defende que a pluralidade de novas siglas partidárias e a chegada de novos parlamentares enriqueceu o debate e contribuiu para a formação de idéias. Neste período pudemos conhecer melhor os companheiros e debater projetos importantes. Há aqueles que divergem de opiniões, defendem suas posições, mas é perfeitamente natural que isso ocorra. O parlamento se fortalece com homens que pensam diferente, destaca João Antônio. O presidente lembra ainda que as sessões teem sido participativas com a presença constante dos parlamentares e vários projetos de interesse da população tramitaram de forma ágil. A Casa esteve sempre cheia durante este primeiro semestre com grande aproveitamento de quórum. Aqui aprovamos aquilo que é de interesse do povo, mas repudiamos o que vai contra o bem coletivo, acrescentou. João Antônio ressalta ainda a harmonia respeitosa que até o momento tem deixado a Casa sempre em sintonia. Aqui temos vereadores jovens, que estão entrando na política agora e outros mais experientes e todos se respeitam sem nenhum tipo de discriminação, pondera. O presidente explica também que a Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes a elaboração de leis que são da competência do Município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo). Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura, acrescenta. João Antônio enfatiza que o vereador pelo contato direto com a comunidade ou pelas entidades que representam a sociedade organizada avalia as necessidades de caráter local, tais como, saneamento básico, educação fundamental, moradia, transporte coletivo, uso do solo, coleta de lixo, iluminação pública, sistema viário, combate à poluição, proteção ambiental, serviço funerário e cemitérios, prevenção de incêndios, entre outras, e denúncias quanto à prestação dos serviços públicos, e busca, pelos instrumentos competentes, a solução para os problemas e carências nestas áreas. Esta forma de trabalho, atendendo a comunidade, investigando denúncias, fiscalizando o Poder Executivo e procurando sempre melhorar o funcionamento do Legislativo, tem trazido bons resultados e o respaldo da população, finaliza. O presidente está otimista quanto os trabalhos no segundo semestre, que se encerram em dezembro com a votação do orçamento para 2010.