Suspeita de morte por gripe suína em Aparecida mobiliza a Câmara

27/08/2009 00:00 518
O quadro preocupa a Câmara Municipal que promove audiência pública
Até o momento pelo menos uma pessoa pode ter morrido em Aparecida de Goiânia, vítima da gripe Influenza A (H1N1), mas conhecida como gripe suína. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que analisa o caso como suspeito. O quadro preocupa a Câmara Municipal que promoveu audiência pública nesta quarta-feira,26, ocasião em que os vereadores cobraram ações práticas da Prefeitura para evitar um surto da doença na Cidade. Participaram da audiência gestores da Secretaria de Saúde, o secretário Municipal de Educação, Domingos Pereira, da Cultura, Urias Simão, de Governo Léo Mendanha e representantes da Procuradoria Geral do município, além líderes comunitários. Os dados da SES revelam ainda que em Aparecida já são três casos suspeitos, quatro confirmados por laboratório e três descartados. O vereador Ezizio Barbosa (PMDB), autor do requerimento que solicitou a audiência pública defendeu a importância da realização do debate. Não podemos cruzar os braços diante de um problema como este e esperar uma tragédia acontecer, é preciso entendermos como este vírus atua, como podemos evitá-lo e de que forma o Poder Público está se armando para evitar uma epidemia, destacou o parlamentar. A superintendente da rede básica Hospitalar de Aparecida, Márcia Gasparine explicou que as primeiras medidas já começaram a ser tomadas pela Prefeitura. Uma delas é a implantação de tendas nas quatro unidades de saúde com atendimento 24 horas no município. Elas servirão para realizar o trabalho de triagem dos pacientes com suspeita da gripe A no lado de fora dos Cais, assim eles não entrariam diretamente nas unidades, evitando um problema ainda maior, detalhou Márcia. Mas de acordo com ela a aquisição das tendas ainda precisa passar por um processo de licitação, por tanto ainda não há uma data definida. Os vereadores Assis Brasil, Rosildo Manoel (ambos do PP) e Vilmar Mariano (PTN) levantaram a preocupação quanto à compra do medicamento por parte da Prefeitura para tratar a doença. Márcia garantiu que a Secretaria Municipal de Saúde já dispõem de vários lotes do Tamiflu, utilizado no tratamento da gripe. Já estamos tomando todas as providências necessárias, não é preciso alarde da população. Estamos distribuindo material explicativo sobre a forma de contágio e tratamento da doença, além da aquisição de todo material necessário, garantiu. Com relação o trabalho de prevenção nas escolas os vereadores direcionaram pergunta ao secretário da educação, sobre quais os cuidados estão sendo tomados. Domingos Pereira informou que está sendo evitado o uso do álcool em gel, muito recomendado. As crianças poderiam se envolver em acidentes, por tanto evitamos o produto, mas temos orientado pais e professores com outras formas de higiene como lavar bem as mãos com sabonete líquido, mas sempre evitando alardes porque sabemos que Aparecida não passa por um surto da doença, destacou. O presidente da Câmara João Antônio Borges (PSB) avisou que se necessário a Câmara poderá solicitar mais explicações sobre a doença no município. O debate foi importante porque esclareceu muitas dúvidas, as pessoas nas ruas nos param pedindo explicações e não sabíamos o que dizer, e se precisar vamos mais uma vez pedir novos esclarecimentos, pondera.