Transporte coletivo é tema de audiência na Câmara Municipal

25/10/2007 00:00 486
Com iniciativa do vereador William Ludovico (PMDB) a Câmara Municipal promoveu audiência pública na tarde de terça-feira,23, para discutir questões ligadas ao Transporte Coletivo. Compareceram ao debate o titular da Superintendência de Trânsito e Transporte de Aparecida (SMTA), Renato Mundim, o deputado estadual Valdir Bastos (PR) e o secretário de Regulação Urbana, Paulo Henrique de Toledo. Entre os temas discutidos foram colocados em pauta a precariedade do sistema como a falta de linhas em alguns bairros e a superlotação dos ônibus. Para resolver todas estas questões, os vereadores defendem a criação de uma lei que possa entregar a gestão do transporte coletivo de Aparecida a Prefeitura Municipal. Assim o Poder Executivo terá autonomia para deliberar questões do transporte coletivo, que atualmente é gerido pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). A inovação também daria direito para que a Prefeitura promova a licitação entre as empresas que queiram explorar o serviço no município. Para o vereador William Ludovico com a medida, o Legislativo também poderá fazer melhor seu papel de órgão fiscalizador. Isso vai fazer com que o vereador cobre mais linhas de ônibus, asfalto em seu percurso, abrigos no pontos e um transporte de qualidade com medidas mais enérgicas. O que não se pode é assistir o povo transportado como uma carga viva, sem o mínimo de conforto, defende William. O presidente João Antônio Borges (PSB) também é a favor de um sistema de transporte coletivo de qualidade. Acho que já está mais que na hora de dizermos que estamos insatisfeitos com este transporte que é colocado a disposição de nossa população. A própria Constituição Federal prega que o Poder Legislativo pode disciplinar e deliberar sobre o transporte coletivo acrescentou João Antônio. A audiência também contou com a presença de integrantes da Associação dos Comerciantes Ambulantes de Aparecida (Ascaap), que são contra a privatização tor terminais de ônibus. O presidente da associação Francisco Juzarez Benevides teme que a medida possa gerar o desemprego em massa. Provavelmente a empresa que ganhar a licitação não vai permitir que nós continuemos nos terminais e o resultado serão centenas de pais e mães de família prejudicados, preocupa-se.