Uma verdadeira aula de democracia

13/04/2009 00:00 627
O mês passado, outubro, todos os brasileiros puderam mais uma vez vivenciar uma verdadeira aula de democracia com a realização das eleições municipais que ocorreram nos mais de cinco mil município espalhados pelo Brasil. Vivenciamos mais um vestibular das urnas com participação maciça da população. Assistimos um pluralismo de idéias, ideologias defendidas por vários partidos. Neste processo chamamos a atenção para o papel importante do Tribunal Regional Eleitoral e do Ministério Público que agiram com a finalidade de exigir transparência e imparcialidade na apuração de todas as denúncias oferecidas tanto na candidatura quanto na campanha de todos os candidatos, fazendo-se as investigações necessárias e aplicando-se as medidas cabíveis. Todas as ações destes dois órgãos se apresentaram como plataforma para a garantia pena do processo democrático atravessado pelo período eleitoral. Para quem conseguiu êxito nas urnas deve sempre levar consigo que não há democracia de fato, se os eleitos representam prioritariamente os interesses de seus financiadores de campanha, em detrimento do interesse dos eleitores. E se o mês de outubro participamos de uma aula, os ensinos ficaram para sempre. Aprendemos que a democracia É o governo do povo, para o povo, pelo povo. Governo do povo quer dizer governo com um sentido popular; para o povo significa que o objetivo é o bem do povo; pelo povo quer dizer realizado pelo próprio povo. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos). É importante destacar também que é preciso cultivar a chamada consciência política em todos os cidadãos, não só nos dias de eleição, nem na época da campanha eleitoral. A medida em que o povo for adquirindo essa consciência política, nosso regime democrático vai melhorando. No próximo ano a Câmara Municipal será mais uma vez o reflexo da importância da democracia. Vamos receber representantes dos mais diferentes partidos, com divergência de idéias, mas que com certeza vão enriquecer o debate. Alguns colegas não voltam a partir de 1º de janeiro. Mas reconheço o trabalho de cada para a colaboração e o engrandecimento de nosso município. Tenho certeza que estejam onde estiverem serão soldados na luta pela democracia plena capaz de garantir o direito a todos.