Vereador quer Aparecida livre do perigo de cerol

21/08/2009 00:00 430
Ainda não se tem uma estatística, mas se sabe quem em Aparecida de Goiânia há um grande número de motociclistas vítimas de uma mistura perigosa: cola de madeira e viro moído – o chamado cerol. Geralmente as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças. Esta mistura faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. Para mudar está realidade, o vereador Manoel Nascimento (PSDB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal que proíbe esta prática e a comercialização do produto em Aparecida. De acordo com a matéria, se constatado pelos órgãos ou pessoas competentes, o uso do cerol, o produto deverá ser apreendido e entregue a Prefeitura Municipal para a destinação final. O infrator maior de idade será encaminhado à delegacia de polícia para providencias cabíveis e no caso de ser menor de idade, será encaminhado à Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais – DEPAI para providencias legais aos pais ou responsáveis. Quem insistir em comercializar o produto estará sujeito a advertência, multa, apreensão da mercadoria, cassação da licença de funcionamento e outras sanções administrativas ou penais conforme o caso. De acordo ainda com o projeto, os valores que forem arrecadados com multas pagas pelos infratores serão destinados ao fundo de assistência social e campanhas sócio-educativas. O vereador lembra que o alvo mais fácil da brincadeira perigosa são os motociclistas. É inadmissível que muitas vidas sejam ceifadas por uma brincadeira de extremo mau gosto, por isso precisamos agir com medidas punitivas, defende Nascimento. O parlamentar pretende também promover uma audiência pública para debater melhor o assunto. O encontro vai reunir vítimas do cerol, Policia Militar, Guarda Municipal e órgãos afins.