Vereadores e Prefeito vão à Brasília pedir verba para Aparecida

09/11/2007 00:00 527
Uma comissão de vereadores aparecidenses foi à Brasília, na quarta-feira,7 acompanhados do prefeito José Macedo com o objetivo solicitar a destinação de verbas para o município. O grupo passou pelos gabinetes da bancada goiana na Câmara Federal e pelos gabinetes dos senadores Lúcia Vânia e Marconi Perillo, no Senado. A visita já é tradicional, em todos os finais de ano e acontece nesse período justamente pela aproximação das apresentações das emendas ao Orçamento Geral da União (OGU). No ano passado cada parlamentar teve direito a destinar R$ 6 milhões em emendas individuais, nesse ano o valor subiu para R$ 8 milhões. Para receber o dinheiro das emendas os municípios precisam apresentar a Certidão Negativa de Débitos com a União. De acordo com o prefeito José Macedo Aparecida de Goiânia não tem nenhuma pendência que impeça o recebimento da verba das emendas. Macedo ressaltou que a viagem foi de suma importância para trazer benefícios ao município. Esse trabalho é muito importante para lembrar aos parlamentares nossas necessidades e a responsabilidade que cada um deles pode assumir com Aparecida de Goiânia. Eles podem destinar recursos para solucionar boa parte das nossas carências, na verba nacional para o ano que vem e por isso estamos repetindo essa ação já feita em outros anos – lembrou o prefeito aparecidense. Para o Vereador Josiel Meneses a viagem conjunta representa ainda a boa relação entre os dois poderes em Aparecida. Isto mostra que Legislativo e Executivo estão sempre juntos quando o assunto é lutar pelo interesse da população de Aparecida, ressaltou. O Orçamento Geral da União é o planejamento financeiro do País. Nele ficam estipulados onde serão gastos os recursos que deverão entrar através da arrecadação vinda dos tributos previstos para o ano todo. Ele é votado nas últimas seções do Congresso Nacional, no ano anterior à sua aplicação. O Governo Federal apresenta a perspectiva de receita e a destinação da maior parte do dinheiro, dando aos deputados e senadores o direito de apresentar as emendas para o dinheiro excedente. São dois tipos de emendas: individuais e coletivas.