Vereadores estão preocupados com a gripe suína em Aparecida

20/08/2009 00:00 385
Preocupação maior é com as mulheres gestantes
Os crescentes números de casos da gripe do vírus Influenza A (H1N1), mas conhecida como gripe suína deixaram os vereadores aparecidenses em alerta. Para evitar que aconteça uma epidemia no município a Câmara Municipal aprovou na manhã desta quarta-feira,19, requerimento do vereador Ezizio Barbosa (PMDB), que pede reforço nas ações da Secretaria Municipal de Saúde como prevenção da doença. A maior preocupação, segundo o parlamentar é com os servidores públicos que estão mais vulneráveis ao contágio da doença como nas unidades de saúde. O maior alvo são as servidoras gestantes e para evitar que elas sejam vítimas da gripe, o vereador sugere o remanejamento delas para outros locais. As grávidas que trabalham nas unidades de saúde estão mais susceptíveis a contrair esta gripe, que podem atingir o bebê, por isso elas devem sair destes locais e procurar uma órgão que não ofereça tanto risco. Precisamos ainda pensar em nossas famílias também porque depois que ocorrer uma tragédia ainda maior será impossível remediar a situação, defendeu o vereador Ezizio. O requerimento pede também que a Secretaria de Saúde adquira em caráter de urgência os medicamentos de combate aos sintomas da doença. Ele sugere ainda a realização de palestras com equipes de saúde nas escolas, órgãos públicos e empresas para ensinar a comunidade como se prevenir da doença. Além do requerimento, tramita na Câmara Municipal projeto também de autoria de Ezizio que obriga sobre tudo as escolas, a adquirirem material que previne a comunidade escolar do contato com qualquer doença contagiosa. Cada unidade deveria ter, por exemplo, álcool em gel e máscaras, explica o peemedebista. A iniciativa do vereador foi elogiada por todos os parlamentares. É uma preocupação pertinente, porque não podemos ficar parados esperando que o pior aconteça, acrescentou o vereador Assis Brasil (PP). Alerta O vereador Rosildo Manoel da Silva (PP) ressaltou a preocupação de uma possível epidemia já, que segundo ele Aparecida vive uma situação precária com relação à saúde. Faltam médicos nos Cais, não tem medicamentos, por tanto precisamos nos preparar e o que percebemos é que nossa rede pública de saúde não está preparada, preocupa-se.