Vereadores recebem profissionais da Educação

11/09/2007 00:00 517
A Câmara Municipal viveu mais uma manhã de sessão especial nesta terça-feira,11. Os vereadores receberam a visita do secretário municipal de Educação, Alerandre Gonçalves, acompanhado de diretores e professores da rede municipal de ensino. O encontro foi uma forma de traduzir de forma clara o estreitamento entre o Poder Legislativo e a área da educação em Aparecida de Goiânia. Alerandre usou a tribuna e teceu as vertentes que servem como elo entre as duas partes. Não podemos nos afastarmos desse poder, sobre tudo porque vocês vereadores são os porta-vozes da sociedade perante o Executivo. As leis que beneficiam nossas escolas e nossos alunos saem daqui, por tanto é salutar que vocês saibam o que vem sendo realizado para transformar nossa educação, ressaltou. Com forma de prestação de contras, o secretário listou as obras realizadas para melhorar a estrutura das escolas. Cerca de 14 unidades foram reformadas e outras 16 receberão o beneficio. Para ele, estas realizações são possíveis graças a uma administração planejada. Temos uma secretaria com definição administrativa e assim podemos buscar novas perspectivas de controle fiscal capaz de promovermos novas melhorias, enfatizou. Apesar do otimismo, Alerandre lembrou os entraves que impedem melhor distribuição de recursos por parte do Governo Federal. Nesta linha, ele lamentou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) tenha sido transformado no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Perdemos recursos com isso porque o número de alunos aumentou e temos que trabalhar com o mesmo orçamento, lamentou. Para driblar estes obstáculos, Alerandre anunciou dois novos projetos: o Plano Municipal da Educação, que fará um projeção de dez anos para a área, e o Projeto da Educação Integrada, que levará a família e a comunidade para dentro das escolas. O presidente da Comissão de Educação, William Ludovico (PMDB), elogiou a iniciativa e destacou a importância das sessões especiais. Temos vistos verdadeiras aulas de civismo neste plenário com este tipo de sessão. É de suma importância que assuntos como a educação sejam discutidos por esta Casa, defendeu. O presidente, João Antônio Borges (PSB) também ficou satisfeito com a aproximação e reforçou a parceria da Câmara com a educação. Seremos sempre parceiros desta categoria sobre tudo porque são profissionais que merecem respeito e dedicação. São eles os responsáveis por formar nossos cidadãos, arrematou. Todos os vereadores utilizaram o espaço para hipotecar o apoio aos professores. Alguns diretores também falaram sobre a importância da educação no contexto social.