Câmara recebe prestação de Contas do Prefeito

325
Prestação de Contas do Executivo transcorreu de forma republicana, com vereadores questionando pontos da fala do Prefeito

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 16/4/2024. Após solicitação do Legislativo e em respeito a necessidade do Poder Executivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000), o Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, prestou contas de seu mandato no plenário da câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 16.

O Presidente André Fortaleza abriu agradecendo ao Prefeito e ressaltando a importância do ato, como forma de demonstrar transparência para a população.

O Secretário Municipal da Fazenda, Einstein Paniago, iniciou a prestação com uma apresentação dos resultados financeiros do município, com as receitas totalizando R$ 2,534 bilhões, enquanto as despesas foram de R$ 2,180 bilhões, resultando em um superávit superior a R$ 300 milhões.

Segundo a apresentação, a saúde e a educação foram as áreas que mais receberam investimentos, com 42% e 34% dos recursos, respectivamente, superando os limites legais.

Sobre despesas, Paniago apresentou que em primeiro lugar estão os custos com serviços e em segundo tudo que envolve gasto com pessoal. Em relação ao índice total de gasto com folha, atualmente é de 50%, sendo que a legislação permite até 60%.

Já sobre o endividamento do município, o secretário informou que, hoje, existe uma margem de 63% do limite máximo permitido.

Após a exposição do Secretário, a prestação prosseguiu com a fala do Prefeito Vilmar Mariano, que começou destacando sua trajetória na Câmara, desde assessor até presidente, ressaltando a importância do papel do parlamentar municipal.

Mariano também comentou sobre a evolução das instalações do Legislativo, mencionando a mudança para o prédio atual e a conclusão do novo prédio próprio até o fim deste semestre, sob a gestão do Presidente André Fortaleza.

Por fim, o Prefeito elogiou a postura respeitosa e colaborativa da Câmara, mesmo em momentos de divergências de ideias.

A palavra foi então passada aos vereadores, no qual alguns utilizaram o momento para questionar detalhes das finanças e expressar as demandas de suas regiões, enquanto outros teceram elogios à Gestão Municipal.

O vereador Domingos expressou preocupações sobre a infraestrutura, mencionando o anseio da comunidade por pavimentação asfáltica nas regiões de Tiradentes, Dom Bosco, Del Fiori e Jardim Cascata, o que o Prefeito garantiu que será realizada, assim que as chuvas cessarem.

Já o vereador Zé Filho questionou sobre os custos e a rápida instalação de radares de velocidade, o que Vilmar Mariano disse se tratar de um projeto antigo, da gestão anterior, mas necessário para atender ao porte da cidade.

Marcelo da Saúde, por sua vez, elogiou o Secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, mas destacou a necessidade urgente de reabastecimento de medicamentos básicos na Farmácia Distrital, que estão em falta.

Outro ponto discutido foi a contratação de um empréstimo com o banco do BRICS, com o vereador Gleison Flávio questionando possíveis impedimentos financeiros para a contratação, sendo que o Prefeito assegurou que todas as certidões estão em ordem e que conta com a liberação do fundo no mês de Maio.

O líder do Prefeito na Câmara, vereador Isaac Martins, reforçou a importância dos investimentos feitos em saúde, educação e segurança pública, destacando que o município tem investido além do que a legislação exige.

Último a discorrer, o Presidente André Fortaleza destacou a fiscalização como um pilar da gestão legislativa, sem deixar de lado a cooperação entre os poderes quando for em prol do melhor à população. Ele também chamou atenção para a necessidade de melhorias nos processos licitatórios realizados pela Prefeitura.

Por fim, o chefe do Legislativo pediu uma atenção especial do Prefeito com a obra de uma praça na Cidade Satélite, que já conta com aporte financeiro oriundo de uma emenda parlamentar do Deputado federal Prof. Alcides.

Antes de finalizar, o Presidente André Fortaleza agradeceu ao Prefeito e a todos os secretários presentes.

Estagiária – Brenda Maria Guedes