Notícias

Câmara veste a camisa do Outubro Rosa

332
Durante sessão em apoio à campanha, Presidente André Fortaleza cobrou a construção do Hospital da Mulher e anunciou que vai propor a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 11/10/2023. Durante Sessão Plenária voltada a campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, o Presidente André Fortaleza cobrou a construção de um Hospital da Mulher em Aparecida e anunciou que vai propor a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara.

Ao iniciar seu discurso, Fortaleza lembrou que a Câmara já fez várias ações em prol da classe feminina, como a 1ª Feira da Mulher do Câmara e diversos debates com intuito de conter as agressões a elas. Porém, reconheceu que é preciso mais ações, para que o tema não fique apenas no debate.

"O feminicídio, as agressões, só vem aumentando. Precisamos tomar decisões mais enérgicas. Colocar essas ações realmente para funcionar. Não adianta termos leis e não executar", alertou André Fortaleza.

O Presidente fez essa introdução para lembrar que nesse mês de Outubro a Câmara está voltada à campanha de prevenção ao câncer de mama, o "Outubro Rosa", e voltou a cobrar a construção de um Hospital da Mulher.

"Já temos vários requerimentos nesta casa solicitando ao Executivo que dê início ao Hospital das Mulheres. Também tenho que citar a Maternidade Marlene Teixeira. Ali, encontramos várias profissionais femininas cuidando de outras mulheres e, muitas das vezes, fazendo hora extra para darem a devida assistência, mesmo sem contarem com apoio e condições de trabalho ideais. Precisamos nos atentar a isso. Não podemos deixar que essa luta seja apenas nas redes sociais, em gestos simbólicos, mas, sim, realizando ações que reflitam de fato na vida dessas mulheres", pontuou o Presidente.

Dando seguimento à Sessão, o vereador Gleison Flávio parabenizou a iniciativa e afirmou que a Câmara de Aparecida mais uma vez sai a frente dando destaque para um assunto tão importante. Gleison ainda cobrou que a atenção à elas seja constante e não apenas em um mês do ano.

Já o vereador Aldivo Araújo fez um breve comentário histórico sobre o tema, lembrando que a campanha começou na década de 80, nos Estados Unidos, e

falou da importância do exame preventivo, que daria cerca de 80% de chance de curar a doença. Por fim, elogiou a iniciativa e destacou que esse é o verdadeiro papel da Câmara.

Em sua fala, o vereador Willian Panda ressaltou que esse tipo de ação contribuiu para popularizar o combate a diversas doenças, mas também cobrou dos órgãos de saúde do Estado de Goiás e dos municípios que proporcionem, durante esse mês, algum tipo de facilidade para que as mulheres possam realizar os exames preventivos e, em casos necessários, os devidos encaminhamentos.

Continuando, o líder do Prefeito na Câmara, vereador Isaac Martins, disse que a Câmara, de forma singela, trouxe para reflexão a saúde das mulheres e informou que, ainda neste ano, a Prefeitura trará importantes notícias voltadas ao tema.

Procuradoria da Mulher

Ao lembrar que a maioria da população aparecidense é composta por mulheres, André Fortaleza questionou o que o Poder Público tem feito por elas. Diante da indagação, ele se colocou à disposição de todas, o que classificou como sua obrigação enquanto parlamentar, e afirmou que vai propor, nas próximas semanas, a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara.

O departamento terá como objetivo principal acompanhar os casos de assédios no meio político e de funcionar como um canal direto no qual as mulheres possam recorrer.

Segundo o líder do legislativo, a ação denota que a Câmara está do lado das mulheres.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thaís Vaz

Assessor de Comunicação - Paulo Cavalcanti

Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima

Estagiária – Brenda Maria Guedes

Fotógrafo – Marcelo Silva