Campanha Outubro Rosa é celebrada em sessão solene

21/10/2022 11:56 682
O evento foi proposto pelo vereador Marcos Miranda

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 21/10/2022. Na última quinta-feira, 20, a Campanha Outubro Rosa foi celebrada em solenidade na Câmara Municipal de Aparecida, o evento foi de autoria do vereador Marcos Miranda, em parceria com o projeto Vencendo o Câncer. Participaram da sessão os parlamentares Marcelo da Saúde, Diony Nery e o presidente da Casa, André Fortaleza.

O Outubro Rosa é um movimento internacional comemorado anualmente desde os anos 90. Feito com o objetivo de promover a conscientização do câncer de mama, compartilhar informações sobre a doença e destacar a importância do exame para diagnóstico. A doença apresenta diferentes marcas na região dos seios, como caroços acompanhados ou não de dores, manchas na mama, alteração nos mamilos, entre outros que são detectados no exame clínico, por isso a importância de consultar. O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres ao redor do mundo.

No início da solenidade, o autor do evento, Marcos Miranda, destacou a importância da Campanha Outubro Rosa, e a prevenção da doença. “Quantas são as mulheres que têm sido impactadas por essa enfermidade, que tem levado tantas?”. Ele também parabenizou os projetos voltados às mulheres, em especial o projeto Vencendo o Câncer, que apoia e acolhe as pacientes oncológicas, organizando roda de conversas e palestras com profissionais mastologistas e oncologistas, que foi explicado por Carla Núbia, coordenadora do projeto.

“Quanto antes nós descobrirmos (câncer), mais chances de cura”, citou Carla Núbia, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2015, através do autoexame, atualmente ela faz tratamentos com medicamentos.

O presidente da Câmara, André Fortaleza, ressaltou a sensibilidade com as mulheres e que os problemas da classe feminina são de todos. “A mulher engrandece, a mulher nos dá força, ela sempre está ali do nosso lado. E não haveria outra forma a não ser apoiá-las incondicionalmente”, citou o presidente.

O presidente da Casa ressaltou a importância de fazer campanhas voltadas à saúde feminina, e afirmou não fazer campanha apenas em outubro, mas nos 12 meses: “Porque para mim o dia da mulher é todos dias. Hoje, junto ao presidente da comissão de saúde (vereador Marcelo), temos 2500 exames de mamografia disponíveis. É a forma de constatar essa enfermidade logo no início”, segundo o presidente, que participa também do programa Mulheres Combatentes, que atende diversas mulheres em Aparecida, com atendimentos jurídicos, psicológicos, ginecológicos, e afins”, pontuou André.

No final da solenidade foram entregues pelos parlamentares da Câmara Municipal, os certificados às homenageadas da noite, com as considerações finais ditas pelo presidente André Fortaleza, agradecendo aos convidados e público presente na sessão.