Hiton Gabriel representa a Câmara no Rio de Janeiro

28/08/2007 00:00 500
O vereador destacou a parceria entre Executivo e Legislativo como fator importante para o sucesso da cidade
O vereador Hilton Gabriel, presidente da Comissão do Meio Ambiente, representou a Câmara Municipal na comitiva que acompanhou o prefeito José Macedo na entrega do Prêmio de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e responsabilidade Social A honraria foi entregue ao prefeito José Macedo na noite da última sexta-feira, 24, no Centro de Eventos do Hotel Windsor Barra, Barra , no Rio de Janeiro. Na comitiva que acompanhou estava ainda o comandante da Ong ambiental Anjos Verdes, Juliano Cardoso. Entre os homenageados goianos constava o senador Marconi Perillo, que também preside a Comissão do Meio Ambiente no Congresso e o prefeito de Rio Verde Paulo Roberto Cunha. O prêmio é concedido anualmente pelo Instituto Ambiental Biosfera e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados - IBRAE - a personalidades brasileiras ou estrangeiras que se destacaram pelo apoio, realização de ações, iniciativas ou projetos conduzidos com sucesso no país, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, proporcionando melhorias na qualidade de vida da população. Isso significa que o crescimento de Aparecida é harmônico a outras áreas. Quando ela cresce na economia, por exemplo e na geração de emprego, a administração prova sua preocupação com a questões ligadas ao respeito e a preservação ao meio ambiente. É justamente critério que o instituto analisou nos municípios pesquisados. O Biosfera indica voluntariamente nomes de pessoas ou de instituições que mereciam a premiação, levando em conta ações pautadas pela competência, dinamismo e elevada sensibilidade às questões ambientais, de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social. Hilton Gabriel ressalta que a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo é um fator importante e responsável pelo sucesso da Cidade. São poderes independentes, mas sabemos que se eles marcharem juntos poderemos colher bons frutos como o reconhecimento de um premio como este. Sou de uma época em que as pessoas tinham vergonha em dizer que morava em Aparecida e hoje a situação é diferente porque trabalhamos para destacar nossa cidade de forma positiva, enfatizou. Para o prefeito José Macedo, o título é de suma importância para a Cidade, mas ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade. Este premio revela o resultado de um trabalho iniciado há anos pelo grupo político que comanda Aparecida, ou seja, estamos colhendo aquilo que foi plantado durante os anos. Mas vale ressalta que também aumenta nossa responsabilidade em manter a continuação deste trabalho para criar a Aparecida de nossos sonhos, arrematou. O comandante dos Anjos Verdes, Juliano Cardoso defende o premio recebido pelo Município, mas destaca que ainda há muito o fazer. É um reconhecimento importante porque mostra que temos gestores com consciência ambiental, mas ao mesmo tempo ele precisa injetar um grau de comprometimento da população com uma tarefa árdua que precisamos desempenhar que é preservar o meio ambiente, ponderou. No caminho certo Para consolidar seu favoritismo ao Prêmio de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, a atual administração tem desenvolvido importantes ações. Entres está a criação da Secretaria do Meio Ambiente que vem proporcionando maior autonomia às ações da área bem como a obtenção de mais recursos. Para preservar o bioma cerrado, Aparecida conta com grandes áreas como o Parque Serra da Areia, que está sendo preservado. O município conta ainda com o Parque Ecológico Tamanduá, que possui rica fauna e flora e abriga a nascente do Córrego Tamanduá. O parque ganhará futuramente a Praça da Sustentabilidade, com salas de aula onde serão abordados ensinamentos sobre o meio ambiente. A criação do Aterro Sanitário é outro aspecto que revela a preocupação como o meio ambiente. O Aterro Sanitário resolveu o antigo problema do lixão em Aparecida, que refletia um cartão postal negativo da cidade. O Local chega a receber em torno de 250 toneladas de resíduos, sendo que 190 toneladas são referentes a coleta do lixo domiciliar. O prefeito José Macedo anunciou que já está em de projeto a criação de mais dois parques: o Parque da Criança, que será implantado no setor Mansões Paraíso e terá espaço voltado para educação ambiental e o Parque Ecológico do Bambu, no Jardim Tiradentes, onde haverá um centro de referência ao estudo do bambu. Tudo isso será monitorado pelo Código do Meio Ambiente, que está sendo elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, atualmente comandada pelo secretário Lafaiete Campos.