Vereadores vão representar Aparecida na Conferência das Cidades

31/07/2007 00:00 480
Uma comissão de vereadores formada por José Anchieta (PTC), Josiel Meneses (PAN) e Hilton Gabriel (PR) vai representar o município na Conferência das Cidades Estadual que acontece em Goiânia no próximo mês. Os três parlamentares fazem parte da lista de 24 delegados escolhidos na 3ª Conferência da Cidade de Aparecida de Goiânia realizada no ultimo dia 27, no Nova Cidade. O presidente da Câmara Municipal João Antônio Borges (PSB) também marcou presença. O evento é organizado pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Regulação Urbana. A Conferência é um encontro que as cidades brasileiras realizam a cada dois anos para tratar de questões ligadas ao desenvolvimento urbano. As conferências seguem uma hierarquia, pois há reuniões de níveis municipais, estaduais e só então ocorrem os encontros federais. Essa é a 3ª Conferência Municipal de Aparecida de Goiânia, a qual terá como tema Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social e o lema Avançando na gestão democrática das cidades. O encontro propõe discussão das deliberações do município para então levar propostas para a Conferência das Cidades de âmbito estadual. É a partir da conferência dos estados que serão encaminhadas pautas e assuntos para a política nacional; evento que ocorre no final do ano, em Brasília. Com o levantamento feito pela Conferência das Cidades em nível nacional é que serão então definidas as diretrizes que serão executadas pelos Conselhos das Cidades. O secretário Municipal de Regulação Urbana Marcos Arimatéa comenta que a conferência é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada para que haja implementação de política pública para todo país. É a partir de atividades como essas que se constrói uma cidade mais justa, com ações democráticas e sustentáveis, afirma Arimatéa. A Conferência das Cidades possui dois subtemas: - Política de desenvolvimento urbano e intervenção nas cidades. Momento em que acontece reflexão sobre política urbana e investimentos como: infra-estrutura, equipamentos, implementação de programas habitacionais e realização de plano diretor. O segundo ponto principal do evento é - Capacidade e forma de gestão da cidade. Ocasião em que há discussão sobre a forma em que as três esferas do Governo (Municipal, Estadual e União) propõem medidas desenvolvimentistas. A Conferência das Cidades é um evento aberto à sociedade civil e a membros dos poderes Executivo, Legislativo, Organizações Não-Governamentais (ONGs), conselhos, associações e entidades profissionais e acadêmicas.