A iniciativa é do vereador Dieyme Vasconcelos
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 15/04/2025. Em celebração ao Dia do Jornalista, comemorado nacionalmente em 7 de abril, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia promoverá, na próxima quinta-feira, 24, às 19h, uma Sessão Solene no plenário João Antônio Borges. O evento homenageará profissionais da imprensa goiana, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido pela categoria e destacar seu papel fundamental na construção de uma sociedade bem informada e democrática. A propositura é do vereador Dieyme Vasconcelos.
A solenidade busca reconhecer a dedicação, o compromisso ético e a responsabilidade de jornalistas que, diariamente, se empenham na apuração dos fatos e na defesa do direito à informação. Além do caráter festivo, o evento propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pela imprensa contemporânea e o papel fundamental do jornalismo na preservação e no fortalecimento das democracias.
Origem da data
O Dia do Jornalista foi oficialmente instituído em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado em 1830 por suas posições políticas e atuação crítica ao Império de Dom Pedro I. Fundador do Observatório Constitucional, um jornal independente que denunciava abusos de poder e enfrentava a censura, Badaró tornou-se símbolo da luta pela liberdade de imprensa no Brasil.
A escolha do dia 7 de abril coincide com a data de fundação da própria ABI, criada em 1908 com o propósito de defender os direitos da categoria e fortalecer o exercício do jornalismo com ética, independência e compromisso com a verdade.
Pauta: Sessão Solene – Dia do Jornalista
Data: 24/04/2025 – quinta-feira
Horário: 19h
Local: Plenário João Antônio Borges, na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, localizado na Rua Gervásio Pinheiro. Quadra APM 2. Setor Residencial Solar Central Park.
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretor de Comunicação – Lucas Alves
Assessor de Comunicação - Paulo Cavalcanti
Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima
Fotógrafo – Marcelo Silva