Câmara parabeniza Aparecida de Goiânia pelos 101 anos de história e crescimento

10/05/2023 12:29 1.648
A cidade foi fundada em 11 de maio de 1922

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 10/05/2023. No dia 11 de maio, Aparecida de Goiânia celebra seu centésimo primeiro aniversário, uma data muito especial para todos os seus habitantes e para aqueles que têm laços com esta cidade querida.

Situada na região metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás, foi fundada em 1922, como um pequeno povoado agrícola, mas passou por um intenso processo de evolução e crescimento que a transformou em uma das mais importantes da região.

Na década de 20, a área onde a cidade de Aparecida de Goiânia se encontra hoje era apenas a zona rural do então município de Pouso Alto, que posteriormente se tornou Piracanjuba. Para atender os fiéis católicos que habitavam as fazendas locais, os padres redentoristas faziam visitas às propriedades, onde eram realizadas as missas.

Com isso, para possibilitar um local dedicado exclusivamente a essas manifestações religiosas, os fazendeiros doaram uma área de terra para a construção de uma igreja. Em 11 de maio de 1922, uma cruz de aroeira foi erguida no local onde seria construída a capela em honra a Nossa Senhora Aparecida, hoje localizada na praça da Matriz. A data ficou marcada como a fundação do futuro município.

Nos anos seguintes, com o aumento das festas em devoção à padroeira, as primeiras casas foram construídas em volta da pequena igreja, e assim se formou um vilarejo.

Com a construção de Goiânia na década seguinte, o futuro município experimentou um pequeno crescimento e tornou-se o Arraial de Aparecida. Em 1958, a Lei n° 1.406 criou o Distrito de Goialândia. O nome sugerido originou-se da união de Goiânia e Hidrolândia, pois o distrito ficava entre as duas cidades.

No entanto, em 1963, com a aprovação pela Assembleia Legislativa de Goiás de sua emancipação, o novo município passou a se chamar Aparecida de Goiânia. Os então deputados Iris Rezende Machado (autor da proposta) e Olinto Meirelles foram nomes importantes na articulação pela aprovação da lei.

Ao longo dos anos, a cidade continuou a se expandir, recebendo investimentos em infraestrutura e serviços públicos. Atualmente, Aparecida de Goiânia é uma cidade moderna e dinâmica, com uma população de mais de 600 mil habitantes e um grande polo industrial que gera empregos e renda para a região.

Neste aniversário de 101 anos, a Câmara Municipal deseja que Aparecida de Goiânia continue crescendo e prosperando para manter sua tradição de progresso e desenvolvimento.

Parabéns, Aparecida de Goiânia, pelos seus 101 anos de história e realizações!

Estagiária – Sara Maria Tavares