Farmácias terão que alertar sobre os riscos da automedicação

14/03/2023 11:05 517
Proposta é de autoria do vereador Marcos Miranda

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 14/03/2023. O uso de medicação por conta própria ou por indicação de pessoas que não têm capacitação profissional tem causado sérios problemas de saúde. Pensando nisso, a Câmara de Aparecida aprovou o Projeto de Lei Nº 081/22, de autoria do vereador Marcos Miranda (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de placas de advertências sobre automedicação em farmácias no município.

A matéria indica que as drogarias e farmácias da cidade serão obrigadas a fixarem em local visível, próximo ao local de venda de medicamentos, a placa informativa com a seguinte frase: “A automedicação pode causar danos à sua saúde. Não compre medicamentos sem a prescrição médica ou sem orientação do farmacêutico”.

O estabelecimento que não cumprir a orientação estará sujeito a sanções, que vão de advertência até multa no valor de um salário mínimo.

Marcos Miranda, em sua justificativa, relatou entre os vários riscos de automedicação a intoxicação é o mais perigoso e que segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas cerca de 30 mil casos são registrados no país por ano.

Estagiária – Sara Maria Tavares