Líderes aparecidenses de Matriz Africana e Nações Candomblé são homenageados em sessão solene

23/03/2023 12:42 447
A iniciativa foi de autoria do vereador Willian Panda

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 23/03/2023. Na última quarta-feira, 22, foi realizada Sessão Solene em homenagem aos líderes aparecidenses de matriz africana e nações candomblé na Câmara de Aparecida. A solenidade é de autoria do vereador Willian Panda por meio do requerimento n° 066/2023.

O vereador Willian Panda, ao dar início à solenidade, reconheceu a importância de lembrarmos de todas as religiões e tradições africanas que fazem parte da história do país e também de lutarmos contra o racismo que ainda se faz presente na sociedade.

“Nós queríamos que essa data acontecesse aqui na casa do povo. Quem dera que tivéssemos em todas as câmaras municipais do Brasil estar acontecendo atos como esse, que é uma semana de luta contra o racismo, luta pela liberdade religiosa e luta de culturas de raízes africanas”, declarou Willian Panda sobre sua motivação de realizar o evento.

O secretário municipal e coordenador da pasta da igualdade racial do município, André Luiz, citou que no governo passado houveram perseguições às entidades de matrizes africanas.

“Desde 2016, nós sofremos com várias políticas de retrocessos. Em Aparecida hoje, temos uma pequena representação dentro da administração, mas precisamos dar um salto maior, estamos conseguindo e levando nossa mensagem através da representação na coordenação de igualdade racial”, afirmou André Luiz.

As advogadas que estiveram presentes na sessão, Dra. Carolina Neves e Dra. Lorena Borges, falaram sobre seus trabalhos de combate a crimes raciais em prol da sociedade, também mencionaram o crime de racismo religioso que tem ganhado destaque na mídia brasileira recentemente.

“Se nós estamos aqui hoje é porque nosso trabalho está sendo reconhecido, e isso é o que buscamos diariamente”, pontuou Carolina.

Estagiária – Sara Maria Tavares