Secretário de Cultura e Presidente da CUFA-GO recusam convite para comparecerem à Sessão

09/05/2023 12:16 473
Apesar do não comparecimento, vereadores debateram realização do “Aparecida é Show”

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 09/05/2023. Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 09, o Presidente da Câmara de Aparecida, vereador André Fortaleza, informou que o convite feito ao Secretário Municipal de Cultura e ao Presidente da CUFA-GO para participarem da Sessão não foi atendido.

Na semana passada, os vereadores haviam aprovado, por meio do requerimento Nº 197/2023, um convite para participar da Sessão Ordinária de hoje ao Secretário Municipal de Cultura, Erick Magalhães de Oliveira Sousa, ao Diretor da Cultura, João Batista Ribeiro de Oliveira e ao Presidente da Central Única das Favelas do Estado de Goiás (CUFA-GO), Breno Rodrigues Lemes Cardoso.

O intuito do chamamento seria debater, em plenário, detalhes do evento “Aparecida é Show”, patrocinado pela Prefeitura da cidade, e que também contará com edições do “Top CUFA Etapa Aparecida” e “CUFA em Ação”.

Apesar do convite frustrado, os vereadores aproveitaram a Sessão para debaterem sobre o tema.

Inicialmente, André Fortaleza tratou como um desrespeito o fato do convite não ter sido aceito, mas relatou que recebeu um ofício enviado pela CUFA-GO, tratando sobre o contrato realizado com a Prefeitura, a respeito do evento "Aparecida é Show". O documento dizia que o processo com a Prefeitura ainda tramita na Secretaria de Cultura e que ainda não foi liquidado, uma vez que o evento também não foi realizado.

No entanto, o Presidente questionou a justificativa de que o ato ainda não teria sido consumado ao afirmar que a CUFA recebeu, no último dia 05, uma transferência da Prefeitura de mais de um milhão de reais e que estaria programado para receber, ainda hoje, cerca de 600 mil reais. Assim, ele afirmou que entrará em contato com a CUFA nacional para tratar sobre o tema.

Sobre os gastos com evento em geral, André Fortaleza destacou principalmente os altos custos com pessoal e também citou, como exemplo, que a segurança dessa edição do “Aparecida é Show” terá até trinta e cinco cães farejadores, algo que, para ele, seria acima até do contingente usado em ações da Polícia Militar.

Continuando, o Presidente também denunciou que vários servidores da Prefeitura estão sendo pressionados a trabalharem no evento, o que também foi dito pelo vereador Gleison Flávio.

Por sua vez, o vereador Willian Panda disse valorizar o papel fiscalizador de cada vereador, até como forma de acompanhar se está tudo dentro da legalidade, porém, destacou a importância em investir em cultura, ainda mais em uma festa de caráter popular. O vereador Roberto Chaveiro também se colocou como defensor da festa.

Já o líder do Prefeito na Câmara, vereador Isaac Martins, reconheceu que a cidade tem problemas, mas lembrou que essa festa, durante o aniversário de Aparecida, já é uma tradição. Ele também explicou que antigamente o período diurno do evento ficava ocioso e que agora será ofertado vários serviços por meio da CUFA.

Referente aos gastos do ano passado com cachês para cantores, Isaac disse que no total houve uma redução de quase um milhão, o que foi rebatido pelo Presidente André, ao lembrar que, por se tratar do centenário de Aparecida de Goiânia, a festa de 2022 teve quase dez dias de shows, com um número bem maior de atrações.

Estagiária – Sara Maria Tavares