Notícias

Vereadores debatem meio ambiente e criticam desmatamento e degradação em Aparecida

05/06/2024 12:17 78
Ainda durante a sessão, foi aprovada a nomeação de uma praça

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 05/6/2024. Por conta do Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, os vereadores de Aparecida de Goiânia utilizaram a Sessão Ordinária desta quarta-feira para dedicar-se a um intenso debate sobre o tema, marcado por denúncias e preocupações sobre diversas ações que vêm ocorrendo na cidade.

O Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza, expressou preocupação com as recentes ações de desmatamento que têm afetado nascentes e outras áreas naturais na cidade.

Durante sua fala, o Presidente exibiu várias imagens que ilustravam a degradação ambiental em Aparecida de Goiânia. Ele criticou duramente a hipocrisia de indivíduos que afirmam defender o meio ambiente, enquanto práticas nocivas continuam a ocorrer.

 "O meio ambiente em Aparecida está sendo massacrado da forma como vem sendo tratado", alertou Fortaleza, que destacou uma nascente no Setor Jardim Maria Inês, que está em risco devido à construção de um condomínio fechado nas proximidades, o que o levou a questionar a falta de regulamentação na construção desse tipo de empreendimento.

"A cidade tem recebido um grande número de condomínios que estão sendo construídos sem regras, e a conta uma hora chega", afirmou André, que ainda condenou os aterros irregulares que têm sido feitos na cidade

Diante das denúncias, ele pediu ajuda aos colegas vereadores para fiscalizar as ações que atentam contra o meio ambiente e cobrou atitudes mais firmes do prefeito, ressaltando que muitas dessas ações de degradação podem não ser de conhecimento dele.

O vereador Elio Bom Sucesso classificou como "vergonhosa" a situação do despejo de entulhos no córrego Tamanduá, chamando a ação de criminosa. Levando a discussão para o âmbito nacional, o vereador Willian Panda criticou a PEC que poderia retirar espaços públicos das praias, alertando que medidas desse tipo poderiam resultar em tragédias semelhantes às do Rio Grande do Sul.

Já a vereadora Camila Rosa aproveitou a ocasião para falar sobre seu projeto de lei que cria a Semana Municipal de Mobilização para o Plantio de Árvores em áreas públicas do município, buscando promover a conscientização e ações concretas em prol do meio ambiente.

Homenagem

Ainda durante a Sessão os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 033/2024, de autoria do vereador Arnaldo Leite, que dá nome de “SPIRIDIÃO FERREIRA DA CRUZ” à praça localizada no Jardim Itapuã Primeira Etapa.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thaís Vaz

Assessor de Comunicação - Paulo Cavalcanti

Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima

Fotógrafo – Marcelo Silva