“Dia do Quadrilheiro Junino” é debatido em Audiência Pública

17/11/2022 11:08 372
Tramita na Câmara uma proposta de lei que cria o dia municipal dessa importante manifestação cultural

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 17/11/2022. A sessão ordinária desta quinta-feira, 17, foi encerrada mais cedo para a realização de audiência pública, proposta pelo vereador Willian Panda, que debateu sobre “O Dia Municipal do Quadrilheiro Junino”. A motivação se deu em razão do Projeto de Lei Nº 065/2022, de autoria da Prefeitura, que ainda tramita na Casa e institui o dia Municipal do Quadrilheiro Junino no município, a ser comemorado todo dia 27 de junho.

Em sua fala inicial, Willian Panda reconheceu a importância dos profissionais quadrilheiros juninos.

“Quando eu assumi a comissão de cultura, arte e turismo desta Casa e fui apresentado ao projeto, eu disse que era algo que eu queria muito ter apresentado enquanto vereador, mas fico feliz que a prefeitura, através da secretaria de cultura e do prefeito Vilmar, apresentem esse projeto que é simples, a criação de um dia para todos os quadrilheiros juninos, para se comemorar, um dia para se lembrar que vocês são importantes”, discursou o autor da audiência, que também afirmou que caso fosse secretário de cultura, ele destinaria um espaço importante para os quadrilheiros, como espaços de gestão e orçamento.

Sobre a reserva de recursos, Panda contou que já solicitou à prefeitura que os grupos juninos sejam colocados no orçamento.

“Quero fazer um compromisso de conversar com o Deputado Federal Elias Vaz, que já mandou emendas para secretaria de cultura para outros grupos culturais, para que ele possa mandar também uma emenda de fundo especial para que os quadrilheiros possam planejar melhor as atividades do próximo ano e que vocês tenham esse recurso”, propôs o vereador.

O Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza, garantiu que o Poder Legislativo estará ao lado daqueles que promovem a cultura no município.

“Todos àqueles que fazem cultura, que conte com esta Casa. Outra coisa que deixa a desejar no poder público é que as pessoas não entendem que as coisas públicas são do povo, o povo tem que ter acesso. Não é mérito de político algum as pessoas terem que ficar implorando e sendo constrangidos para utilizar um espaço que é público. Nós temos várias áreas públicas que têm que ter regras, mas para todos,” afirmou Fortaleza.

Já o Presidente da federação das quadrilhas juninas do estado de Goiás e primeiro suplente de vereador pelo Democracia Cristã, Thiago Henrique, debateu sobre a importância da audiência para a cultura de Aparecida de Goiânia.

“A cultura junina cresceu e amadureceu no centro-oeste, uma vez que temos quadrilhas campeãs de Arraiá Brasil. Aparecida já representou Goiás em diversos Estados e foi bem qualificada, isso sem o apoio necessário do poder público, fazer um projeto de lei já é um início para reconhecer a importância do quadrilheiro”, destacou.

Estagiária – Sara Maria Tavares