Vereadores debatem problema de vagas em unidades escolares da rede pública

Parlamentares expressaram preocupações e sugestões para enfrentar o problema

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 07/02/2024. Com o início do ano letivo, os vereadores aproveitaram o expediente para debates para tratar sobre a insuficiência de vagas nas unidades escolares.

O vereador Gleison Flávio iniciou a discussão destacando que mais de 8 mil crianças estão atualmente fora das salas de aula em Aparecida. Flávio também chamou atenção para a construção de diversos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) que não foram concluídos.

Por sua vez, o vereador Willian Panda enfatizou a necessidade de soluções pragmáticas, propondo a construção de novas escolas e a realização de convênios para expandir a oferta de vagas. Em resposta, o líder do Prefeito na Câmara, vereador Isaac Martins, destacou os esforços da Gestão Municipal em firmar convênios e aumentar anualmente o número de vagas disponíveis.

O vereador Erivelton apontou que a escassez de vagas em CMEIS é um problema crônico, que também atingia gestões anteriores. Neste contexto, o Presidente da Câmara, André Fortaleza, afirmou sua imparcialidade e respeito pelas diversas opiniões dos colegas.

Quanto aos desafios mais amplos na Educação, Fortaleza expressou confiança no trabalho da Secretária Municipal de Educação, Idelma Oliveira, e reiterou a importância de dar condições adequadas aos gestores da área. Sobre a questão específica das vagas escolares, ele reconheceu a natureza crônica do problema, mas ressaltou que a administração atual não está isenta de responsabilidade e deve buscar soluções ativas, mesmo para questões antigas e complexas.

Finalizando, Fortaleza elogiou a gestão dos ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha, mas enfatizou que a atual administração deve ser avaliada por suas próprias ações, independentemente das gestões passadas.

Estagiária – Brenda Maria Guedes