Tarifa de ônibus vira alvo de protesto na Câmara

16/06/2009 00:00 506
Em vigor há dois meses o novo reajuste causa revolta dos usuários e dos parlamentares
O reajuste da tarifa de ônibus de R$ 2 para R$ 2,25 no sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia causou protestos na Câmara Municipal principalmente de líderes pepitas como o vereador Assis Brasil, que utilizou em discurso que repudiou a nova tarifa, que está em vigor deste de abril. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) o reajuste está previsto no edital de licitação e nos contratos celebrados pelas quatro empresas permissionárias do sistema. O último reajuste na tarifa ocorreu em abril do ano passado, quando a passagem passou de R$ 1,8 para R$ 2. Para o vereador o aumento da tarifa não justifica a eficácia do serviço prestado. O povo aparecidense continua exprimido nas portas destes ônibus, enfrentado longas filas, terminais precários e demora nos horários, ressalta o parlamentar. Nem mesmo o Ministério Público conseguiu impedir o reajuste. É que de acordo com a Promotoria de Defesa do Consumidor, os atrasos no cumprimento do que foi acordado durante a licitação não impediam que o reajuste entrasse em vigor. Não podemos permitir que o povo pague por um transporte de péssima qualidade e devemos fazer nosso papel que é protestar, por isso conclamo a todos aquele que dependem desse transporte oferecido e reivindique um sistema melhor pelo preço que está se pagando, defendeu Assis. Municipalização já o problema do transporte coletivo na Câmara já foi tema de debate na Câmara enumeras vezes. Para resolver todas estas questões, os vereadores defendem a criação de uma lei que possa entregar a gestão do transporte coletivo de Aparecida a Prefeitura Municipal. Assim o Poder Executivo terá autonomia para deliberar questões do transporte coletivo, que atualmente é gerido pela CMTC. A inovação também daria direito para que a Prefeitura promova a licitação entre as empresas que queiram explorar o serviço no município.