Aparecida de Goiânia adota Ecopontos para preservar o meio ambiente

13/06/2023 10:32 1.028

Aparecida de Goiânia adota Ecopontos para preservar o meio ambiente

No dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ocasião importante para refletir sobre a importância da preservação da biodiversidade em nosso planeta. A biodiversidade é a base da vida na Terra, compreendendo a variedade de seres vivos, ecossistemas e processos naturais que sustentam nosso ambiente. É essencial reconhecer e proteger essa diversidade para garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.

Em Aparecida de Goiânia, como demonstração de que é realmente necessário que se promova projetos e ações para auxiliar na preservação do meio ambiente, foi aprovado recentemente na Câmara a Lei Municipal N° 3.714, que dispõe sobre a criação dos Ecopontos no município.

Desde início do seu mandato, o vereador Hans Miller tem se dedicado na implementação desses espaços de coleta de lixo especial. Para ele a reciclagem é uma das maneiras mais eficazes de proteger a biodiversidade e prezar pelos recursos naturais, além de contribuir para a redução de desastres ambientais, como enchentes, contaminação de rios e solos, e reduzir a poluição. "Lembre-se que cada descarte correto de lixo é um pequeno gesto que faz a diferença, preservando a saúde do planeta e construindo um futuro sustentável para todos."  - Hans Miller

A criação de Ecopontos é uma estratégia que facilita a vida dos cidadãos e incentiva praticas mais sustentáveis, evitando que seja maior a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários e contribuindo para a preservação do meio ambiente. O depósito de resíduos em um só local facilita também o trabalho dos catadores, pois os materiais são concentrados em um só local otimizando a coleta seletiva.

Pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença quando se trata de cuidar do planeta, como optar por reduzir o consumo de produtos descartáveis, sempre que possível priorizar produtos reutilizáveis e recicláveis, fazer a separação do lixo corretamente, reduzir o consumo de água, evitar o descarte de gorduras na pia, verificar sempre se não há vazamentos e    muitos outros.

Maria Paula Moreira

Assessora do veredor Hans Miller