Aprovado Projeto que institui o Dia do Cooperativismo em Aparecida de Goiânia

02/04/2024 11:14 145
Na sessão também foi aprovado um novo nome para o Hospital Garavelo

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 2/4/2024. Os vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram, durante a 280ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei Nº 017/2024, de autoria da Prefeitura, que estabelece oficialmente o Dia do Cooperativismo no calendário de eventos da cidade, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado de março.

Segundo a matéria, a criação da data tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de uma cultura cooperativa, celebrar as boas práticas das cooperativas locais e disseminar a importância dessas entidades para a comunidade. Além disso, seria uma resposta ao significativo crescimento do setor em Goiás, que viu o número de cooperativas aumentar de 260 em 2022 para 300 até julho de 2023, com um faturamento que ultrapassou os R$ 30 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 47% em relação ao ano anterior.

A proposta também trata da relevância das parcerias público-privadas para a celebração do Dia do Cooperativismo, enfatizando a colaboração entre entidades representativas, cooperativas, instituições educacionais, associações e órgãos do setor.

Em sua justificativa para a proposta, a Administração Municipal ressalta o papel vital que o setor desempenha na economia local e cita que até agosto de 2023 foram registradas 48 cooperativas ativas no município, o que denotaria a importância crescente dessa forma de organização empresarial na região.

Homenagem

A Sessão ainda contou com a aprovação do Projeto de Lei Nº 021/2024, proposto pelo vereador Fábio Ideal, que trata da mudança do nome da Organização Hospitalar Garavelo Ltda., conhecido como Hospital Garavelo, para Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana.

Se a proposta for sancionada, a Unidade de Saúde terá até 90 dias após a publicação oficial para atualizar todos os documentos, placas, sinalizações e registros com a nova nomenclatura.

O vereador Fábio justifica que a homenageada teve grande impacto na comunidade, especialmente no Setor Garavelo, com sua dedicação, generosidade e empatia no cuidado com as mães e os bebês recém-nascidos.

Vale ressaltar que, recentemente, o Hospital Garavelo foi transformado em uma unidade pública de saúde e, por isso, recebe agora um novo nome.

Link dos Projetos

Estagiária – Brenda Maria Guedes