Câmara celebra Dia Internacional da Mulher em grande estilo

08/03/2023 11:31 639
Dia foi marcado por homenagens e a primeira edição da Feira da Mulher Empreendedora

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 08/03/2023. A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma grande programação. A manhã especial começou com um belo café da manhã, seguido por uma sessão solene e, de forma inédita, a Câmara ainda promoveu durante todo o dia a 1ª Feira da Mulher Empreendedora.

O Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza (MDB), explicou que sua gestão sempre pautou pela valorização das mulheres e confessou que espera que essa primeira edição da feira seja o pontapé inicial para vários outros eventos do mesmo porte.

“A Câmara de Aparecida tem como princípio o respeito e a valorização dos direitos das mulheres. O evento foi mais uma oportunidade para o fortalecimento da luta pelos direitos delas e para a promoção e defesa da igualdade. Aqui na Câmara acreditamos que a união de todos é a melhor forma de assegurar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, justificou Fortaleza.

1ª Feira da Mulher Empreendedora

A 1ª Feira da Mulher Empreendedora, com duração das 09h às 16h, foi realizada no estacionamento da própria Câmara de Aparecida, onde foram realizadas diversas atividades, como venda de produtos, como roupas, tatuagens, bolsas, enxovais, semijóias, bijuterias, stand de corretora de imóveis, comidas, curso de maquiagem, cortes de cabelo, escova, depilação de sobrancelhas, dentre outros.

Além disso, foi oferecida assistência jurídica gratuita, em parceria com a Subseção OAB Aparecida, que disponibilizou um grupo de advogados. Já na atenção à saúde feminina, foram realizados, em parceria com o Senac, exames médicos gratuitos de sífilis, HIV, hepatite e aferição de pressão.

Para descontrair o ambiente, a feira ainda contou com apresentação musical.

Sessão Solene

Abrindo a solenidade, o Presidente André Fortaleza agradeceu a oportunidade de realizar evento desse porte e ressaltou a parceria com os demais vereadores e esclareceu que não se trata de um evento político mas uma forma de destacar a parceria com as mulheres da cidade.

"Precisamos dessa parceria, de apoiá-las, sem nenhuma distinção, para que possamos ter uma Aparecida melhor e um mundo melhor", discursou André, que pontuou que pretende fazer outros eventos como o de hoje.

Sobre representatividade, o Presidente destacou que a Câmara nunca teve tantas mulheres em cargos de chefia como agora e também elogiou a atuação das servidoras da Casa.

Continuando, a Presidente do Instituto "Mulheres Combatentes", Paula Resende, falou do papel da instituição, que faz um grande papel na defesa dos direitos das mulheres e aproveitou a oportunidade para exaltar o apoio fundamental que o Presidente André dá ao grupo.

Paula Resende ainda falou o quanto é importante batalhar para quebrar o olhar de rivalidade que culturalmente é ensinado entre as mulheres.

"É preciso mudarmos essa cultura. Começarmos a olhar uma para a outra com mais carinho", discursou.

A sessão contou ainda com uma palestra da Psicóloga Thais Ribeiro de Sousa, que tratou sobre os desafios da mulher no século 21.

Thaís começou falando dos inúmeros papéis que cada mulher exerce na sociedade e que isso tem feito com que muitas deixem de lado o cuidado próprio.

"Saiba sempre quem você é", afirmou a psicóloga, que destacou a necessidade de autocuidado primeiro para depois cuidar do outro. Ela também pontuou a necessidade de se cobrar menos, ao relatar que tem recebido pacientes que estão doentes por uma cobrança exagerada.

Dando seguimento, a vereadora Camila Rosa (PSD), em seu discurso, fez um breve relato da luta histórica das mulheres, citando o episódio que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

A parlamentar afirmou que a posição atual da mulher na sociedade não seria possível se não fosse a luta dessas mulheres de outrora. Entretanto, Camila questionou que a participação feminina na política ainda não é satisfatória.

Sobre isso, citou o movimento "Pula para 50", que busca participação igualitária na política. Finalizando, convidou a todas para participarem desses movimentos, que entrem nesse debate, em prol de uma política com equidade.

Outra representante das mulheres na Câmara de Aparecida, a vereadora Valéria Pettersen (MDB) começou propondo "Não perder a doçura, apesar da luta", e enalteceu a qualidade de "partilhar" que toda mulher possui, ao saber cuidar dos seus e ainda ajudar os outros.

Valéria discorreu sobre a luta de cada mulher, mas também destacou que hoje é um dia de festa, para celebrar a história de cada uma.

"E a nossa luta é que esta Casa de Leis e o País não tenha apenas cotas, mas que de fato nós ocupemos as cadeiras, que tenhamos cada vez mais espaço", afirmou a vereadora.

Para finalizar a sessão e como homenagem às mulheres, a Escola de Música de Aparecida fez uma apresentação da música "Maria, Maria", de Milton Nascimento, e vários buquês de rosas foram entregues às convidadas.

Homenagem

Durante a Sessão Solene, o Presidente André Fortaleza fez a entrega do título de cidadã aparecidense à Senhora Maria Fernanda Bessa, do Grupo Sallo.

Ao receber a honraria, Maria Fernanda se disse emocionada pela homenagem e falou da satisfação de ser mulher. Mineira, Maria Fernanda contou que foi acolhida por Goiás, em especial pela cidade de Aparecida de Goiânia.

Estagiária – Sara Maria Tavares