Câmara promove Sessão Especial com a participação de alunos da Escola Municipal “O Pequenino”

14/06/2023 11:35 436
A iniciativa faz parte do Projeto "Estudante Cidadão" e busca promover a cidadania e o conhecimento sobre o papel dos vereadores

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 14/06/2023. Na manhã desta quarta-feira, 14, a Câmara Municipal de Aparecida recebeu a animada visita dos alunos do quarto ano do Colégio Municipal “O pequenino”, para participarem de uma Sessão Ordinária especial. A iniciativa, integrante do projeto "Estudante Cidadão", tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer mais de perto o funcionamento do Legislativo Municipal e estimular seu engajamento cívico.

Ao adentrarem o plenário, os alunos foram calorosamente recebidos pelos vereadores e pela equipe da Câmara. Cada um dos jovens recebeu uma cartilha contendo informações básicas sobre as funções dos vereadores, como são elaboradas as leis e até mesmo como é o processo para se tornar um vereador, entre outras informações importantes. A intenção é que essas informações contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Como não pode estar presente na Sessão, o Presidente, vereador André Fortaleza, gravou um vídeo dando boas-vindas aos alunos e desejou que a experiência tenha sido proveitosa e que esses mesmos alunos possam contribuir, em um futuro próximo, com o município de Aparecida.

Durante a Sessão Ordinária, os estudantes puderam acompanhar de perto os debates e discussões sobre temas relevantes para a cidade. Os vereadores se mostraram solícitos e responderam às perguntas dos alunos, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos. Os jovens demonstraram grande interesse e curiosidade, mostrando-se engajados em aprender sobre o processo democrático e as responsabilidades dos representantes municipais.

A importância da iniciativa foi destacada pelo vereador Gleison Flávio, que presidiu a Sessão, e fez questão de destacar didaticamente cada passo de uma sessão plenária.

"Acreditamos que é fundamental envolver os jovens no processo democrático desde cedo. Temos a oportunidade de apresentar aos alunos o trabalho dos vereadores de cada vereador e estimular o interesse pelo exercício da cidadania", pontuou.

A coordenadora da Escola, Camila Lopes da Silva, explicou que a instituição tem como objetivo levar as crianças até os órgãos públicos para entenderem como funciona as questões relacionadas aos projetos de lei, assim como as atividades dos nossos governantes.

“A gente sempre estimula que os professores busquem ações que possam integrar além da sala de aula, para assim trazer um significado maior para o aprendizado das crianças”, explicou a Coordenadora.

Além de acompanharem as ações plenárias, as crianças participaram de um tour por todas as instalações do prédio da Câmara e, para tornar a experiência ainda mais agradável, um lanche foi oferecido a cada aluno presente, proporcionando uma pausa revigorante durante a Sessão.

Ao final do evento, todos os estudantes receberam um certificado de "Estudante Cidadão", em nome da Câmara Municipal de Aparecida, como reconhecimento pelo seu interesse e participação ativa na Sessão Ordinária. O certificado representa a valorização dos jovens como agentes de transformação e reforça o compromisso da Câmara em promover a educação cívica e a conscientização sobre os processos políticos. A escola, por meio de seus representantes, também recebeu um certificado de “Compromisso com a cidadania”.

Com o sucesso dessa edição do projeto "Câmara nas Escolas", ao proporcionar uma experiência valiosa para os alunos e aproximando-os do contexto político da cidade, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso em continuar promovendo iniciativas como essa, visando fortalecer a participação e o envolvimento da comunidade estudantil na vida política e democrática da cidade.

Estagiária – Brenda Maria Guedes