Vereadores fiscalizam UPA do Buriti Sereno

14/07/2023 11:33 736
Os vereadores Leandro e Gleison constataram vários problemas na unidade

Aparecida de Goiânia, 14/07/2023. Cumprindo com a função imprescindível de todo vereador de fiscalizar a Gestão Municipal, os vereadores Leandro da Pamonharia e Gleison Flávio visitaram, na última quinta-feira, 13, a Unidade de Pronto Atendimento do Buriti Sereno (UPA).

Após percorrer todas as dependências, os parlamentares concluíram que a UPA se encontra em um estado de total abandono e omissão por parte da Prefeitura de Aparecida. Foi constatado problemas estruturais no edifício, com paredes e tetos em estado preocupante. Além disso, na parte estrutural, encontraram banheiros interditados ou em condições inapropriadas para uso e poltronas para pacientes receberem medicação em péssimas condições, o que levou os dois vereadores a pontuarem que se a unidade de saúde fosse particular já estaria interditada. Eles também receberam denúncias sobre a falta de medicamentos e insumos.

Continuando com a fiscalização e em conversas com pacientes que estavam aguardando consultas, foi averiguada a grande demora para atendimento e também para dar encaminhamento aos tratamentos esperados.

“É a famosa morosidade da saúde pública da cidade”, recordou Gleison.

O vereador Leandro ainda lembrou que o Secretário de Saúde havia prometido reformas na UPA, mas que até agora nada foi feito.

Outro ponto que chamou atenção foi que, durante a visita, nenhum gestor da unidade estava presente para responder pela unidade.

Como resultado da fiscalização, o vereador Leandro protocolou ofício endereçado ao Secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, solicitando providências imediatas para amenizar os problemas na Unidade de Saúde e enumerou as seguintes situações como as mais críticas: alta demanda e consequente superlotação devido à deficiência no quadro médico, falta de medicamentos e equipamentos para atendimento e problemas na estrutura física do prédio.

Assessoria dos Gabinetes